BLOG DESTINADO A TREINADORES, JOGADORES, ARBITROS E DEMAIS AGENTES DESPORTIVOS LIGADOS AO HOQUEI EM PATINS. ESTE ESPAÇO TEM POR OBJECTIVO APRESENTAR E DISCUTIR TODOS OS ASSUNTOS LIGADOS Á MODALIDADE.O MEU E-MAIL É hoqueihoquei@sapo.pt

16
Jan 07

OS JOGADORES SÃO O TUDO E O NADA DE UMA EQUIPA, QUANTAS VEZES MUITOS TREINADORES DÃO O SEU MELHOR E OS RESULTADOS NÃO APARECEM?, QUANTAS VEZES OS TREINADORES SÃO SÉRIOS E REALIZAM TRABALHO CAPAZ E OS RESULTADOS NÃO APARECEM?, QUANTAS VEZES O TREINADOR EM CASA EXPLANA TODO O SEU TRABALHO, FAZ UM LEVENTAMENTO EXAUSTIVO DA EQUIPA, DE TODOS OS SEUS COMPONENTES E DEPOIS DE IDENTIFICADOS OS PROBLEMAS E AS ÁREAS A TRABALHAR É CONFRONTADO COM A FALTA DE ATLETAS, A POUCA VONTADE DE TRABALHAR, A DIFICULDADE EM PASSAR A MENSAGEM, ENFIM, DEVO CONFESSAR QUE O MAIOR PROBLEMA COM QUE OS TREINADORES SE DEPARAM É COM A FALTA DE HUMILDADE DOS ATLETAS, UNS PORQUE ESTÃO CONVENCIDOS QUE SABEM TUDO, OUTROS PORQUE ACHAM QUE SABEM MAIS QUE O TREINADOR, OUTROS PORQUE SÃO TREINADORES ENCAPOTADOS À ESPERA QUE COM A SUA DESTABILIZAÇÃO O TREINADOR ACABE POR SAIR E ASSIM ASSUMAM ELES O COMANDO, NORMALMENTE OS QUE MAIS NOS DIFICULTAM O TRABALHO SÃO OS QUE SABEM QUE TÊM MAIS PESO E DE QUEM A EQUIPA MAIS NECESSITA. DIZ-NOS A PEDAGOGIA QUE QUANDO HÁ UM ELEMENTO QUE APENAS CRIA DIFICULDADES O DEVEMOS COLOCAR DE PARTE OU AFASTAR, O PROBLEMA É QUE NÓS NOS NOSSOS CLUBES PEQUENOS E POR NORMA  COM DIFICULDADES FINANCEIRAS, NÃO PODEMOS TOMAR AS MEDIDAS MUITAS VEZES NECESSÁRIAS E QUE SE IMPUNHAM, APENAS PORQUE NÃO TEMOS MAIS E ESTAMOS SUJEITOS AOS RESULTADOS, PORQUE O JULGAMENTO QUE FAZEM DE NÓS, APENAS SE PRENDE COM OS RESULTADOS E NUNCA COM AS CAUSAS QUE OS DITARAM. EM SUMA QUALQUER TREINADOR É BOM OU MAU DEPENDENDO DA VONTADE DOS ATLETAS EM O ACEITAR E HUMILDEMENTE TRABALHAR, MUITAS VEZES EQUIPAS COM ATLETAS MENOS PRODIGIOSOS CONSEGUEM MELHORES RESULTADOS APENAS PORQUE AJUDAM O TREINADOR NO SEU TRABALHO E NO FIM COMO TODOS BEM SABEMOS SE SE PERDE A CULPA É DO TREINADOR, SE SE VENCE É DOS ATLETAS É POR ISSO QUE EU DIGO QUANDO CONSTRUIREM UMA EQUIPA FAÇAM-NO COM ATLETAS HUMILDES E TRABALHADORES.

in memórias de um treinador, pedagogia e realidade.

publicado por tecnico-tactica-hoquei às 08:25

Não conhecia este texto. É de quem este livro?

Gostei muito de ler e confirma a minha maneira de ver o hoquei:

1 - ser treinador não é um trabalho, é uma aventura. A menos de ter um salário tipo José Mourinho...

2 - Vale mais uma semana de campeonato da Europa com uma seleção, do que 1 ano com uma equipa que não tenha concorrencia interna.

3 - Quando não há concorrencia entre os jogadores, cada um faz o que quer e lhe apetece...

Eu sei do que estou a falar, porque já vivi essa situação.

Um abraço.

Pedro
Pedro Antunes a 17 de Janeiro de 2007 às 07:31

Gostei e concordo ...
Por acaso, no meu blog abordei ultimamente um tema que tem algo em comum... www.patinado.blogspot.com.
Abraço e bons textos
Anónimo a 18 de Janeiro de 2007 às 15:32

Quem me dera a mim não perceber muito deste texto... Mas já passei por uma situação de "encapotamento" por parte de alguém e fizeram de mim o "elo mais fraco"... Mas felizmente continuei... continuo... e continuarei...
Helder Antunes a 20 de Janeiro de 2007 às 13:44

Normalmente, o treinador, só é valorizado quando apresenta resultados e vence competições.

Raramente se vê distinguido ou premiado aquele treinador que desenvolve o seu trabalho e que está preocupado com os resultados de amanhã, esses sim os mais importantes.

Não nos deixemos influenciar pela atmosfera negativa e tenhamos consciência que os resultados positivos só serão alcançados se ultrapassadas todas as etapas no processo de formação.

A vitória não pode nem deve ser encarada como um fim, um objectivo imediato, mas sim como um resultado de um processo de formação.

Nenhuma vitória é tão mais importante, que um conjunto de valores que aos olhos dos mais críticos vai passando despercebido, como o civismo, a disciplina, o rigor, o companheirismo e a amizade, tão necessários para melhorar a nossa sociedade.

Em suma, o sucesso de um treinador depende da formação do seu atleta.

Perdurem…
Saudações desportivas
José Casal

Anónimo a 22 de Janeiro de 2007 às 16:53

Concordo, aliás como não poderia deixar de ser, plenamente com as palavras do José Casal. Para mim, essas são as condições/capacidades fundamentais a desenvolver nos atletas.
Abraço a todos
Patinado
Francisco a 23 de Janeiro de 2007 às 21:57

O Treinador há-de ser sempre refém dos resultados,mas mais que encontrar culpados, há que arranjar soluções. O Hpatins precisa de uma transformação radical. O Hpatins dia para dia está a baixar de nivel, assim como a qualidade dos Treinadores deixa muito a desejar.
Não se prespectivam melhoras enquanto a cumplicidade e a incompetência Dirigente se mantiver.
O cenário é taõ degradante que nem apetece ver jogos seja ele de que escalão for. Vê-se uma classe de Treinadores completamente submissos aos ideais de um HPatins repetitivo e caduco nada inovador e cada vez mais se vê opinantes sem qualquer formação nesta modalidade as coisas repetem-se, fazem discursos e entrevistas completamente disparatadas, que nos levam a por as mãos na cabeça e a dizer HPatins para para onde caminhas(patinas) tu...
Luis Ribeiro a 5 de Março de 2007 às 13:08

Janeiro 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
12
13

14
15
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30
31


mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO