BLOG DESTINADO A TREINADORES, JOGADORES, ARBITROS E DEMAIS AGENTES DESPORTIVOS LIGADOS AO HOQUEI EM PATINS. ESTE ESPAÇO TEM POR OBJECTIVO APRESENTAR E DISCUTIR TODOS OS ASSUNTOS LIGADOS Á MODALIDADE.O MEU E-MAIL É hoqueihoquei@sapo.pt

12
Dez 06

TODOS SABEMOS QUE DE HÁ UNS ANOS A ESTA PARTE SE ABANDOMOU QUASE POR COMPLETO O SISTEMA DEFENSIVO DENOMINADO POR QUADRADO, TAMBÉM TODOS SABEMOS QUE QUASE TODAS AS EQUIPAS E EM TODOS OS ESCLÕES HOJE SE DEFENDE HXH, OUTRAS VEZES UM MISTO ZONA-HOMEM-A-HOMEM. PRATICAMENTE JÁ SÓ EM ITÁLIA SE DEFENDE EM LOSANGO. GOSTARIA DE VER AQUI COMENTADOS ESTES SISTEMAS DEFENSIVOS E EM VOSSA OPINIÃO QUAL O MAIS EFICAZ.

publicado por tecnico-tactica-hoquei às 10:29

Vejo todas as semanas jogos do Campeonato de Italia e ninguém defende em losango. Parece, mas não é...

Quase todos defendem "Mixto zona, HxH"

Para mim, é a melhor. Mas já vimos a Itália ganhar Europeus a defender em Quadrado ou Losango...
Pedro Antunes a 12 de Dezembro de 2006 às 15:28

Pedro, a itália joga em losango, para mim o melhor é o hxh que ás vezes poderá ser misto, aguerrido e agressivo no bom sentido. Abraços, Manuel.
hoquista a 12 de Dezembro de 2006 às 23:54

O problema é que nem todos utilizam a mesma linguagem.

Temos por exemplo pessoas que dizem "remate Varrido", outras dizem "remate Enrolado", "remate batido" ou "remate à Sobrinho", etc...

Por isso é dificil, saber o que é se que quer dizer com "Mixto Zona HxH", "HxH Mixto", "Losango Mixto"...

Acabamos por ter uma grande "Salada MIXTA" ;-)

Um abraço.
Pedro Antunes a 13 de Dezembro de 2006 às 12:55

Tenho até alguns colegas que utilizam a defeza do "TUDO AO MONTE e FÉ EM DEUS"...

É só para rir um bocado :-)

Porque tristezas não pagam dividas.
Pedro ANtunes a 13 de Dezembro de 2006 às 12:58

Pessoalmente, penso que o sistema defensivo é um aspecto muito importante para obter sucesso em qualquer desporto colectivo.

Relativamente ao hóquei em patins, conheço a defesa individual e a defesa à zona.

Se bem que na defesa à zona não deixamos de defender individualmente, esta, é caracterizada pelo facto do jogador que defende, ocupar uma zona onde defende os jogadores que por ali passam.

Na defesa individual, o jogador que defende, tem de marcar o seu jogador durante o ataque da equipa adversária.

Mas tanto na defesa individual, como na defesa à zona, existem inumeras variantes que poderão ser utilizadas em função do adversário ou até em função do jogo de ataque da própria equipa.

Pessoalmente, acho que o jogador de hóquei em patins deve, ao longo da sua formação experimentar as mais diversificadas formas de defender, pois assim poderá adaptar-se com mais facilidade a qualquer situação. Mas no que toca aos escalões mais jovens (até iniciados), defendo a predominância do sistema defensivo individual, de preferência, com marcação em todo o campo. Isto vai exigir que o executante patine mais do que noutros sistemas defensivos, fazendo com que ele experimente diversas situações que o farão evoluir mais.

Quanto a eficácia e entenda-se eficácia como a obtenção da vitória, tudo acaba por ser relativo, pois o sistema defensivo, tal como o sistema ofensivo, depende dos seus executantes, logo, será mais eficaz, quanto melhor executado.
Quando o resultado é o que interessa, se o melhor sistema para uma determinada equipa for "dois à linha e três à pesca", pouco perspicaz é o treinador que não o utiliza e desenvolve.

Pessoalmente, se tiver atletas que sejam bons executantes na patinagem, prefiro a defesa individual, trabalhando a mesma, com pressão, com pressão só ao portador da bola, com trocas, com pressão ao melhor jogador da equipa adversária esteja ele com bola ou sem bola, etc...
Cravo a 13 de Dezembro de 2006 às 22:45

Vão a www.hptreinadores.blogspot.com, ao arquivo de Maio de 2006 e encontrarão muitas temáticas sobre marcação à zona e marcação individual
Helder Antunes a 14 de Dezembro de 2006 às 15:14

O tipo de defesa deve ser escolhido em função das características dos jogadores.
Se tivermos jogadores rápidos e com grande capacidade de reacção, deveremos utilizar um HxH muito pressionante, a ideia será não deixar o adversário impor o seu jogo,
Se a nossa equipa for composta por jogadores mais lentos, devemos utilixar um HxH mais recuado,tapando os caminhos para a baliza e arriscando muito pouco.
HP a 20 de Dezembro de 2006 às 10:20

Dezembro 2006
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
13
14
15
16

17
18
20
21
22
23

24
25
26
29
30

31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO