BLOG DESTINADO A TREINADORES, JOGADORES, ARBITROS E DEMAIS AGENTES DESPORTIVOS LIGADOS AO HOQUEI EM PATINS. ESTE ESPAÇO TEM POR OBJECTIVO APRESENTAR E DISCUTIR TODOS OS ASSUNTOS LIGADOS Á MODALIDADE.O MEU E-MAIL É hoqueihoquei@sapo.pt

25
Nov 06

 

ALGUEM QUER COMENTAR?

CURIOSO QUE ATÉ AGORA TENHAM SIDO TÃO POUCOS OS COMENTÁRIOS SOBRE ESTAS DUAS FOTOS, JULGO QUE É FUNDAMENTAL QUE OS ATLETAS APRENDAM DESDE CEDO TODAS AS VERTENTES DE UM BOM JOGADOR DE HOQUEI, ASSIM: DUAS MÃOS NO STICK, BOLA CONTROLADA, COLADA AO STICK, CABEÇA LEVANTADA, TRONCO DIREITO, SEMPRE QUE POSSIVEL UTILIZAR SÓ AS RODAS, POR EXº. O JOGADOR PORTUGUÊS AQUI DEMONSTRA CONTROLAR BEM A PATINAGEM, O STICK, A BOLA, A POSIÇÃO DOS COLEGAS, NO FUNDO MOSTRA DOMINAR AS PRINCIPAIS DOMINANTES DA MODALIDADE É CLARO QUE NOS FALTA AQUI A POSSIBILIDADE DA AVALIAÇÃO MERAMENTE TÁCTICA, MAS...

publicado por tecnico-tactica-hoquei às 15:22

Penso que o que está em análise é a pega do stick.
Relativamente a esse conteúdo, acho que a pega pode ser executada com uma ou duas mãos, dependendo do gesto técnico a executar ou da intenção do atleta quando transporta a bola.
A pega a uma mão deve ser utilizada para transportar a bola numa situação em que o atleta pretende incrementar uma maior velocidade no seu deslize para a frente, pois ao mesmo tempo que controla a bola fica com um braço livre para efectuar o movimento de balanço tornando o deslize rápido mais eficaz. Também pode ser utilizada esta pega quando se pretende fazer um transporte de bola de proteção, podendo afastar o esférico do seu adversário directo, isto quando o defensor esta no lado oposto ao lado onde o atacante efectua a pega do stick.
A pega a duas mãos deve ser utilizada na maior parte das vezes. Na condução e transporte de bola, no passe, na recepção (ainda que esta por vezes possa ser feita a uma mão), no remate e na finta.
Como tudo, o atleta será melhor, neste conteúdo, quanto melhor souber utilizar a pega a uma ou a duas mãos...
Cravo a 26 de Novembro de 2006 às 15:45

Realmente, é um pouco desanimador verificar que poucas pessoas se dignam a comentar, no entanto, acho que a iniciativa deste site é muito válida e com o tempo e com alguma divulgação, julgo que vai melhorar de certeza...
Pelo menos, sempre que tiver disponibilidade, vou comentar aqui neste site...

Relativamente ao post em questão, não quis comentar as fotos em questão, pois as fotos são um pouco inconclusivas e poderia estar a cometer alguma injustiça para com o jogador que pega o stick com uma só mão. Por isso, limitei-me a falar da pega do stick. Concerteza que quem colocou o post terá uma visão mais coerente sobre as imagens e por isso corroboro do comentário anexo ao post.

Continuação de bom trabalho neste site...
Cravo a 28 de Novembro de 2006 às 18:49

Penso que ambas as pegas estão correctas. Tudo depende dos factores de jogo num dado momento. Temos de analisar se o jogador em causa tem boa condução de bola com uma mão, temos de analisar se há uma pressão imediata do adversário e temos de analisar se o jogador sairá em posse de bola realizando um passe ou se ira fazer uma arrancada e enfrentar o adversário...
Dependendo da situação, ambas estão correctas, só faltará saber qual a mais indicada a utilizar mediante a oposição adversária.
Helder Antunes a 29 de Novembro de 2006 às 14:25

O que é mais importante para mim nestas duas fotos, é a posiçao da cabeça dos jogadores.

Dum lado temos o João Pinto a conduzir a bola com a cabeça LEVANTADA, e do outro um jogador com a cabeça virada para a bola.

As mãos que seguram o stick, não têm importãncia para mim, pois é tão importante dominar a bola com uma, como com duas mãos.

Um abraço.
Pedro Antunes a 7 de Dezembro de 2006 às 10:44

eu que sou jogador acho que é mais fácil jogar com duas mãos e o meu defeito é a cabeça baixa por isso tenho de dizer que para mim a posição mais correcta é a da foto 1
gonçalo a 9 de Janeiro de 2009 às 16:37

Eu iniciei-me no HP em 1993 com 5 anos de idade, a primeira coisa que aprendi após dominar os patins foi a posição do tronco, duas mãos sempre no stick, inclusivamente treinavamos com as mãos presas ao stick com fita adesiva, e cabeça no ar, cada passe falhado 10 flexões...
Repolho a 23 de Março de 2010 às 11:06

Novembro 2006
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
11

12
14
15
16
18

19
21
24

26
27
28
29
30


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO